Grupo de Dinossauros

Grupo de Dinossauros

Ceratopsídeos :

Estes dinossauros peculiares viveram em abundância no período Cretáceo e são caracterizados pelas placas ósseas situadas atrás da cabeça, pelos chifres no crânio e pelo bico na mandíbula. Eram todos herbívoros.

Ornitópodes :

Os ornitópodes eram dinossauros herbívoros, que surgiram discretamente durante o período Jurássico, como animais pequenos e velozes, até dominarem o final do período Cretáceo. No evento da extinção dos dinossauros, os ornitópodes eram um dos grupos mais bem sucedidos de dinossauros herbívoros, com um aparelho mastigatório tão evoluído e sofisticado que seria capaz de rivalizar com uma vaca moderna.

Estegossauros :

Este grupo de animais foi batizado com o nome do seu exemplar mais famoso, o estegossauro (9 metros). Eram dinossauros couraçados, herbívoros e claramente adaptados para a defesa. Possuíam placas ósseas e espinhos afiados que não eram encontrados em mais nenhum animal, o que lhes permitia proteger-se dos predadores, uma vez que eram animais lentos e uma fuga veloz estava fora de hipótese. No seu auge, estogossauros como o dacentrurus (7-8 metros) e o miragaia (5,5-6,5 metros) eram abundantes na Europa. O miragaia tem a particularidade de ter sido descoberto em Portugal e descrito pelo paleontólogo Octávio Mateus em 2009. O pescoço do miragaia era particularmente longo para um estegossauro, com pelo menos 17 vértebras (o estegossauro tinha 12 ou 13).

Anquilossauros :

Os anquilossauros eram dinossauros herbívoros, quadrúpedes e altamente couraçados. Surgiram em meados do período Jurássico e viveram até ao final do período Cretáceo, tendo sido extintos juntamente com os outros dinossauros. Possantes e com patas curtas, estima-se que um anquilossauro não conseguira andar a mais de 10 quilómetros por hora, pelo que a couraça especializada em defesa era essencial para escapar a um predador.

Paquicefalossauros :

Os Paquicefalossauros eram dinossauros herbívoros / omnívoros, bípedes e com a particular característica de possuírem uma espécie de abóbada alta no crânio, provavelmente usada para lutas entre machos pela disputa de fêmeas ou território. Viveram no período Cretáceo, embora se suspeite que os primeiros paquicefalossauros tenham vivido ainda no período Jurássico, devido a um dente encontrado e que foi datado de há cerca de 162 milhões de anos. O possível dinossauro foi nomeado ferganocephale.